Páginas

30 de out. de 2013

Como se apresentar numa entrevista de emprego


De repente você tem uma oportunidade na empresa dos seus sonhos, para fazer aquilo que sempre quis. Este é um momento crucial na vida de qualquer pessoa. Mas como se apresentar na entrevista? E como se comportar para ganhar a vaga tão sonhada? Bom, existem muitas variáveis neste processo, então vamos ajudá-lo considerando cinco dicas fundamentais:

1 – Analise antes o perfil da empresa

Leve em consideração a filosofia e os valores que ela defende. Sua cultura no mercado também é um ponto importante a ser analisado. Busque todas as informações que puder nas mídias, nos materiais de divulgação, site e redes sociais. Isto irá ajudar a traçar um diagnóstico muito importante, para que a sua apresentação esteja em sintonia com os ideias propostos pela empresa. Faça o entrevistador perceber que você já é um deles.

2 – Leve sempre com você um portfólio

Ter o currículo em mãos pode não ser suficiente. Cada vez mais os recrutadores querem ver provas da sua capacidade. Por isso, levar uma amostra real do seu trabalho é muito bom, pode ser um case de sucesso, uma peça campeã ou um projeto que comprove toda sua eficiência profissional. Assim ficará claro a não dependência de um currículo bem escrito, mas incapaz de comprovar algo ao seu respeito. Caso seja difícil conseguir um trabalho matador para mostrar, por questões de confidencialidade, crie um trabalho paralelo semelhante, apenas para mostrar sua capacidade criativa e inovadora.

3 – Cuidado com as expressões exageradas 

Alguns clichês são nocivos para a sua avaliação. Evite expressões como: sou apaixonado por...; amo o que faço; isto é a minha vida; ou, sou extremamente comunicativo; minha equipe de trabalho é a minha família; meu comprometimento é absoluto; etc. Nada disso irá ajudar. E o recrutador pode entender que você está tentando ganhar no grito. Fale tranquilamente, com segurança e conhecimento de causa, pois quem está entrevistando quer ver mesmo é o brilho nos olhos, mais do que ouvir palavras. Seja honesto em seus argumentos e não tenha medo de errar. Mostrar algumas fraquezas, comuns a todos os seres humanos, revela a sua disponibilidade em aprender.

4 – Sua postura diz muito a seu respeito

Um sorriso, um bom aperto de mão e um corpo leve e solto não faz mal a ninguém. Lembre-se, a simpatia chega antes da produção. Ou seja, se apresentar como modelo de passarela só vai ajudar se você estiver bem à vontade. Nada de braços cruzados, roupas decotadas ou muito curtas, ombros arriados e testa franzida. Mostre para todos que aquele é um dia especial em sua vida. Uma empresa sempre quer alguém disposto, alegre e bem resolvido.

5 – Comporte-se de acordo com o perfil da entrevista

Cada entrevistador tem uma personalidade, uns são descontraídos e outros formais. Você deve observar com atenção e dançar conforme a música. Isto é flexibilidade, pois ele também já analisou muitas coisas a seu respeito. E pode estar testando a sua capacidade de se adaptar aos diferentes. Desta forma ele mede seu grau de relacionamento com a equipe. Evite bater de frente, com ar de superioridade, já que nenhuma empresa quer contratar um manifestante.

Pronto, agora você já pode enviar o seu currículo para aquela empresa que tanto deseja. Ou pedir ao amigo do grupo de network para conseguir uma entrevista. Afinal, você está preparado para o que der e vier, sem medo de ser feliz em uma carreira de sucesso. Ou há controvérsias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugiro que você coloque o seu nome para eventuais respostas de comentários.