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17 de abr. de 2012

Mudanças Constantes = Inconstância Estratégica


O Facebook (leia) realizou uma nova mudança inusitada e “inavisada” em seu layout; percebi a novidade e mesmo sendo um entusiasta da rede, fiz uma pergunta a mim mesmo, pergunta esta, que penso ter sua hipotética resposta nos recentes acontecimentos do mundo das redes sociais. Intrigou-me - acredito que não estou sozinho - uma mudança no tamanho da foto do perfil pessoal no Facebook de 125x125, para 160x160 (sem contar a moldura), conservando, porém, o tamanho antigo, nas páginas empresariais. Minha pergunta foi a seguinte: porque tanta mudança? Pode ser que o rei das redes sociais, o fenômeno do relacionamento na era digital, desde nascido só viu a prosperidade, mas agora, sente a curva de crescimento diminuir a intensidade habitual e passa a perceber sua saturação, consequentemente, o impacto da concorrência. Mas quem são os ousados concorrentes da maior rede social do mundo e quais os seus atributos para forcá-la a mudar tanto? Resposta fácil: Google+ (leia) e Pinterest (leia) , pois partilham do mesmo modelo estrutural, diferindo apenas em algumas funcionalidades e layout. É claro que todas elas realizam alterações, mas não com tanta frequência como vemos no Facebook, talvez, porque ele tenha que lutar contra todas as outras que chegaram depois, e todas as outras, parecem ter apenas que derrotá-lo. Note-se nesta briga a ausência do microblog Twitter (leia),  pois sem um predador em potencial, pode literalmente, voar livre como um passarinho.

Vamos aos dados dos fatos: o Google Plus desde seu lançamento não havia feito nenhuma grande alteração, até que na semana passada reestruturou o seu layout e aumentou o tamanho de visualização das fotos na página, além disso, importou para dentro de si, depois de uma compra já antiga, o editor de imagens Picnik. O Google+ havia crescido consideravelmente no começo, mas depois estacionou e pode ser, que esta grande reformulação dê a ele novo gás em 2012; será? Já o Pinterest, cresce mais que trepadeira, segundo uma pesquisa, o "alfinetador"  cresceu de maio do ano passado até agora, mais de 2.700%. Dado que está deixando Mark Zuckerberg feio na foto, e tem mais, os usuários do Pinterest navegam mais tempo por lá do que nas outras redes. Ele parece reproduzir a mesma façanha do Facebook no começo. Seu diferencial é o privilegio à imagem, por isso se destacam as "fotografias" de temas como moda, design, arte, cultura e gastronomia (o fetiche dos olhos da geração Y), mas, há alguns dias o Pinterest fechou acordo de parceria com o Vimeo, uma espécie de YouTube (leia) com público sofisticado que promete impulsionar ainda mais a rede, aliando movimento ao que até então era apenas estático.

Diante disso o Facebook tenta não perder espaço aplicando mudanças constantes de layout e funcionalidade, como se quisesse agregar tudo que pode existir em todas as redes sociais juntas. Com mais de 850 milhões de usuários no mundo, mantém seu reinado, porém, cada vez mais lento, às vezes causando insatisfação dos usuários e até polêmicas de privacidade devido a problemas de segurança. Aqui, vale relembrar que as principais atrações de público dos concorrentes do Facebook "privilegiam a imagem", daí entendemos o porquê da capa em forma de banner no mural, da recente mudança de tamanho da foto do perfil citada no início do texto, que por sinal, lembra o tamanho da foto vista através do Instagram no celular. O mesmo Instagram que foi comprado por ele pela bagatela de $1 bilhão. Apesar desta atitude ter causado mal-estar entre os usuários do aplicativo (leia texto anterior), pode ser a melhor saída para O Facebook ficar dentro da briga. Pena, que a constância de mudanças já está causando inconstância na rede mais badalada do mundo, além de constantes alterações nos planejamentos estratégicos das empresas que investem nele. É importânte ressaltar, que o Brasil já é o 3º maior em número de usuários no face.

Por quanto tempo mais seus usuários físicos e jurídicos vão se submeter à volatilidade um tanto egocêntrica de Face Zuckerberg? Seu prazo de relevância estará chegando ao fim, ou sua entrada na bolsa de valores pode equipará-lo ao valor financeiro do Google, permitindo sua entrada em novos mercados? Estas são as perguntas que deixo com vocês, para me ajudarem a entender melhor o que está acontecendo. E como você acompanhou nos links do texto, eu estarei nas redes, então, podemos conversar a respeito em qualquer um desses novos lugares de bate-papo.


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