Páginas

8 de mar. de 2012

08/03 - Dia Internacional da Mulher que você é!



Confesso! Sempre quis trazer ao conhecimento de todos estas palavras, que há muito tempo se organizam em forma de texto dentro de mim. Desta vez, nada de trocadilhos, clichês ou qualquer outra tentativa irônica/crítica/cômica  de estimular a leitura (talvez nem mesmo controvérsias...), pois a mulher é sempre bela em si mesma; não precisa de auxílios retóricos para evidenciar seu valor, e sua dignidade, quando reconhecida, tem força própria! Felizmente, nas últimas décadas o mundo parece dar sinais de rumar no caminho da valorização feminina, graças ao extenuante, porém nunca fraco ou desanimado fervor feminino. Mesmo tardiamente, o mundo decidiu escolher uma face mais bonita, e, não obstante as diferenças ainda patentes em questão de igualdade salarial, reconhecimento de capacidade, confiança em sua indiscutível habilidade, Ela, ou melhor, todas Elas, seguem numa harmonia crescente de conquistas e superações comprovadamente impressionantes. Óbvio, muito ainda precisa ser feito para extinguir de uma vez por todas a, infelizmente sempre presente, violência contra a mulher em todos os gêneros, números e graus, mas neste ensaio de elogio à mulher, pretendo focar mais nos inalienáveis valores intrínsecos delas, que nos repetitivos relatos desagradáveis sobre elas (que as envolvem).

O ponto principal é a beleza interior e sinceramente, não acredito em um padrão estético que possa definir o que é a beleza feminina, ou o que deve ser a beleza feminina, por isso eu afirmo: antes de tudo e sobremaneira, a beleza feminina está em ser mulher com as suas – felizes – diferenças em relação ao homem! Não vejo nenhuma possibilidade de um homem se apaixonar por uma mulher se ela não for exatamente como é. Sendo todas igualmente mulheres, são completamente diferentes umas das outras, mais evoluídas e dinâmicas do que o milenar, atrasado e conservador terno e gravata masculinos.

Bela em si mesma merece ser valorizada primordialmente por isso, não necessariamente submissa às propostas ou estereótipos impostos pelo padrão de beleza estabelecido nas passarelas da moda internacional. Objetivamente, não se pode falar de beleza sem considerar as diferenças e a intimidade de cada mulher em sua integridade, ou seja, a pessoa é vista em seu corpo e em sua essência interior, onde estão escondidos todos os seus reais valores. Ao entender a mulher nestes termos, percebemos que na verdade, a beleza está sempre escondida na distância das diferenças, inclusive as diferenças estéticas, portanto, a proximidade do padrão, vai esgotando a essência do belo.

Acredito também, que a beleza e o valor da mulher estão em ensinar o homem como amá-la, sempre exigindo uma forma de conquista diferente daquela planejada, mas que quando correspondida, será para sempre lembrada.  É mais ou menos assim: a mulher moderna não exige que o homem abra a porta do carro para ela, mas se ele o fizer, ela não esquecerá jamais – isto serve para outras coisas do cotidiano de um relacionamento com as mulheres e não significa tirar delas a possibilidade e capacidade de fazer, mas denota o carinho merecido por tanta beleza concedida aos nossos olhos. Está certo que as vezes passamos anos para aprender uma forma de amar aquela mulher específica pela qual nos apaixonamos, e quando conseguimos, ela quer de outro jeito. Tudo bem, como o amor supõe duração bem maior que a paixão, seguimos "de começo em começo por começos que não tem fim". (Gregório de Nissa)

Não veja somente corpos, mas veja mães, esposas, irmãs e filhas, todas lindas mulheres.

Beleza única e incomparável, sem constrangimento e sem discriminações - não há um padrão de beleza estabelecido, a beleza é ser mulher, a mulher que você é!

Parabéns!

4 comentários:

  1. sempre me encanta seu modo de falar das mulheres... e o modo de tratá-las também, desde os primordios da amizade heheheh, memso quando precisei de ajuda pra voltar do exame pra fazer uma cirurgia de olho...lembra? hehehehehe...
    mas discordo de vc quando diz:"atrasado e conservador terno e gravata masculinos." eu acho lindo o tal do terno e gravata... não é conservador somente é um clássico e clássicos estão sempre na moda hehehehe, com isso me refiro não aos ternos, mas ao que eles representam! eu acho que por mais que nós mulheres tenhamos mudado em muitos aspectos ao longo dos anos...continuamos as mesmas... eu pelo menos gosto de ser tratada com cuidado e carinho... mas enfim... to com sono e sem muita inspiração pra escrever... mas queria dizer uma coisa: EU AMO OS HOMENS! VOCÊS SÃO MARAVILHOSOS, DIVERTIDOS, E QUANDO RESOLVEM SER HONESTOS E HONRADOS O FAZEM MUITO BEM... ALIÁS SOU FÃ DE UM HOMEM: O MEU AVÔ! PESSOA ÚNICA E MARAVILHOSA... MAS EM OUTRA OPORTUNIDADE ESCREVO COISAS MAIS LEGAIS SOBRE ESTES SERES QUE EU ME SINTO TÃO COMPLETA QUANDO ESTOU PERTO E AGRADEÇO POR VOCÊS EXISTIREM! HOMENS, AMO VOCÊS...DEVERIA TER O DIA DO HOMEM TAMBÉM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal esta sua contribuição, que só vem acrescentar ao meio ensaio, mas quando eu falo do terno em sentido pejorativo, é justamente para mostrar que aquele pensamento de uma mulher restrita conforme o modelo predominante até pouco tempo, na verdade nunca existiu, a mulher mudou e ousou muito mais do que o homem jamais fez, não é questão de medir força ou disputar lugar de destaque em detrimento do outro gênero, mas apenas reconhecer que a mulher sempre foi mais do que aquilo que se pensou dela.

      Excluir
  2. Marcelo, gostei muito desse texto. Confesso que, como mulher, sinto um certo desconforto diante do "Parabéns pelo dia da mulher". Como assim? Seria mesmo necessário uma data pra ser parabenizada por algo que se é desde sempre e não por algo que se tornou ou se conquistou ao longo da vida? Infelizmente, a história parece nos dizer que sim... Mas acho difícil dizer o que é ser MULHER nos dias atuais, tal é a mudança na sociedade, no pensamento e comportamento masculino e feminino. Por isso, discordo de você quando diz: "(...)Ela, ou melhor, todas Elas, seguem numa harmonia crescente de conquistas e superações comprovadamente impressionantes". Harmonia? As conquistas/mudanças femininas estão colocando o mundo de pernas pro ar! O que é ser mulher? Como é ser mulher? O que as mulheres querem? Não sei, simplesmente SOU. As mudanças são positivas ou negativas? O tempo dirá... tudo se ajeitará, num novo rearranjo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter gostado do texto e devo reconhecer que minha alegria com a sua participação no blog é maior ainda. Quanto à questão da harmonia, considero muito interessante sua forma de expor as mudanças da mulher através da história, mas minha utilização desta expressão, foi uma tentativa de fazer relação com os movimentos de uma orquestra, muitas vezes discreta no início da sinfonia e quando menos se espera, acontece a manifestação crescente de som contagiante (que conquista os espaços), embora, pelo visto, tenha sido insuficiente para expressar o que eu pretendia, aliás, se fosse escrever hoje novamente o mesmo texto, adotaria a sua visão - obrigado por participar!

      Excluir

Sugiro que você coloque o seu nome para eventuais respostas de comentários.