Páginas

15 de jan. de 2012

Um povo submerso e soterrado


O povo está submerso nas águas das enxurradas que levaram mais uma vez o “tudo” das famílias, quase nada, porém, tudo que aquelas pessoas conseguiram juntar, desde a última cheia que devastou “tudo o que tinham”, então, ouvimos de novo no telejornal uma senhora (como a sua e a minha mãe) dizer: eu perdi tudo...não sobrou nada...não sei o que fazer e não tenho para onde ir; cai um pouco mais de água, só que agora do rosto sofrido da mãe de família. Sim, estamos debaixo dos escombros de Ouro Preto de Minas, alagados com o Jardim Romano de São Paulo ou soterrados no Morro do Bumba e na Região Serrana do Rio, mas não queremos ficar apenas no drama triste do ano passado, neste ano também já aconteceram catástrofes “naturais”, curiosamente nos mesmos lugares da Região Sudeste afetadas ano passado, sem contar o resto do Brasil. Em cada um destes lugares estão submersas as vidas de muitos que foram enterrados de surpresa, sem chance de defesa, quando ainda não era hora de morrer; era? Então, ouvimos outra vez no telejornal um senhor (como o seu e o meu pai) dizer: eu perdi minha esposa e dois filhos...minha casa desabou...não sei o que fazer e não tenho para onde ir; mais águas deslizam, agora no rosto do pai de família. A última tragédia que tive notícia aconteceu em Sapucaia-RJ, nome que lembra a Sapucaí, onde infelizmente não desfilará um carro alegórico in memoriam destas vítimas mortas e vivas, porque se tais carros atravessassem a avenida do samba, talvez o país do carnaval entendesse que algo deve ser feito, e rápido!

O Pior de tudo, porque é a causa principal de tudo isso, é que o país está submerso em uma nódoa espessa formada por seres de uma espécie seguramente não humana, denominada “políticos corruptos”, não disse somente políticos, porque estou falando dos corruptos, maioria esmagadora entre todos os políticos e por isso, os bons, quase invisíveis no meio de tanta podridão, não conseguem nada. Assim soterrados por esta merda pior que lama, por esta corja de canalhas, não há país que sobreviva ou consiga respirar. 

No entanto, devemos levar em consideração a falta de prudência dos moradores que fazem suas pobres habitações sob as encostas ou em cima dos morros, quando não as fazem à margem dos córregos, porém, consideremos também, o desespero destas famílias por um lugar e a inércia do poder público, supostamente responsável pelo cuidado do povo, julgue você mesmo se cabe culpar o submisso ou o poderoso. Também não foi a intensidade das chuvas, aliás, facilmente previsíveis hoje em dia, ou a quantidade de lixo jogado nas ruas, apesar de influenciar significativamente, os verdadeiros culpados pelos alagamentos nos grandes centros metropolitanos e pelas vítimas dos deslizamentos nos morros, isto é culpa mesmo, da intensa falta de discernimento que tem jogado muito “lixo nas urnas”.

Passam os dias, meses e anos, aumentando nossa indignação com as declarações de especialistas falando coisas obvias, demandando tempo absurdo para necessidades imediatas, enquanto os donos do poder que não podem se sujar de lama, mesmo que tenham a consciência podre como fossa, sobrevoam as áreas afetadas e declaram: vamos distribuir aluguel social, vamos construir obras de contenção de encostas, vamos realizar ações preventivas nas áreas de risco, vamos responder o mais rápido possível às famílias desabrigadas...que tiveram os parentes assassinados por nossa inércia - quem dera reconhecessem isso. Enfim, passou um ano destas declarações e nada foi feito, e tudo se repetiu inclusive as declarações seguidas da inércia estatal (malversação do dinheiro público).

No fundo, sabemos por que o povo tem recebido pouca ou nenhuma atenção, pois a única coisa debaixo da terra que atualmente importa aos políticos é a camada pré-sal e as únicas obras que estão debaixo dos interesses dos canalhas eleitos, são as de “contenção de torcidas” para Copa do Mundo ou Olimpíadas. Não estou insinuando que façam apenas as obras públicas em detrimento das de entretenimento, mas que roubem menos e façam tudo. Povo brasileiro, tudo está em nossas mãos, acOrdem e Progresso*.

* Expressão extraída de uma pixação na Radial Leste sentido bairro, acesso ao Viaduto Engenheiro Alberto Badra.


3 comentários:

  1. Enquanto olharmos para o próprio umbigo, as coisas irão de mal a pior...

    http://www.youtube.com/watch?v=lbGXXUdPINE&feature=related


    Louise Salomé

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, em quanto não votarmos com consciência, manteremos esses políticos corruptos no poder, precisamos avaliar melhor os nosso candidatos, e cobrá-lo de suas promessas eleitorais... Magnifico texto.

    ResponderExcluir

Sugiro que você coloque o seu nome para eventuais respostas de comentários.