Páginas

11 de dez. de 2011

Consciência sustentável no capitalismo?



Por trás do movimento Occupy Wall Street (OWS) ou Movimento dos 99% que vivem em extrema situação financeira, contra o 1% que detém quase toda a grana, existe mais do que apenas uma rebelião de jovens e outros indignados com o modelo social atual empregado pelas nações, existe uma manifestação implícita/explícita do basta que o próprio organismo social quer dar ao capitalismo, conforme ele se apresenta hoje, e dizer: vamos parar para respirar um pouco outro verde que não é dinheiro, vamos refletir, vamos avaliar se deu certo o pretendido que foi idealizado no início.

Este movimento se posiciona também contra a impunidade dos responsáveis e beneficiários da crise financeira mundial, os viciados em fazer dívidas para ostentar desenvolvimento e os inadimplentes inconsequentes diplomaticamente imunes. O OWS, apesar de combater outro tipo de ditadura, é uma nova roupagem da Primavera Árabe, nascido um pouquinho antes do inverno Norte Americano (um erro estratégico), observe-se porém, que a Primavera Árabe foi apoiada e até patrocinada pelos EUA e outros países correlatos, curiosamente o OWS não foi considerado digno da mesma reputação, nem mesmo nas redes sociais, diga-se de passagem, todas do mesmo país de origem do movimento e visivelmente mais comprometidas com os 1%.

Não quero fazer apologia ao OWS, nem mesmo em suas modalidades ramificadas pelo mundo afora, apenas tento ler nos fatos o efeito colateral da doença global criada nos laboratórios do capital. Na verdade é tempo de parar realmente, talvez, não para ocupar este ou aquele lugar, nem mesmo o prédio da reitoria, acredito na necessidade de uma ocupação em tempo integral, mas, com a formação da consciência de todos e de cada um, hoje reféns do atual modelo econômico das nações. Pois, afinal, nem os próprios filhos deste movimento contra o capital conseguiram sobreviver sem amamentar-se dele, e você tanto quanto eu, não podemos negar que somos adeptos de um movimento bem diferente do proposto pelo OWS, nosso movimento mesmo é: “ter e juntar mais dinheiro para gastar como quiser!”

Não? Duvido!

Seja sincero; a questão principal aqui é: Como ser um capitalista sem ser desumano? Então, pela sustentabilidade de um capitalismo consciente, se possível ele for, Occupy My Blogger e proteste como quiser.


3 comentários:

  1. PRA SER SINCERA, EMBORA NÃO TENHA ME APROFUNDADO NOS SISTEMAS POLÍTICOS E ECONÔMICOS ATUAIS,ENTÃO MOSTRO UMA OPINIÃO RASA DO ASSUNTO...MAS, JÁ QUE SOU LIVRE PRA OPINAR, OUSAREI FAZÊ-LO ASSIM MESMO!
    EU NÃO VEJO O SISTEMA CAPITALISTA COMO ALGO RUIM EM SI! ACHO ATÉ BONITO ALGUÉM PRECISAR LUTAR PRA CONQUISTAR ALGO, E NÃO SIMPLES E FACILMENTE GANHAR OU TROCAR, OU SEI LÁ MAIS O QUE! MAS NÃO SOU A FAVOR DA ATUAL SITUAÇÃO ECONÔMICA DOS PAISES, PRA MIM O PROBLEMA ESTÁ NA DIFERENÇA DE OPORTUNIDADES, SOU A FAVOR DE QUE A PESSOA TRABALHE PARA TER SEU SUSTENTO...MAS SOU CONTRA ALGUNS TRABALHOS SEREM TÃO ABSURDAMENTE DIFERENTES NA REMUNERAÇÃO, E SOU CONTRA A FALTA DE OPORTUNIDADS AOS QUE NÃO NASCERAM EM FAMILIAS ABASTADAS, SOU A FAVOR DE BOLSA QUE AJUDE O CAÍDO A LEVANTAR MAS SOU CONTRA CARREGAR QUEM PODE ANDAR NAS COSTAS... NÃO ACHO JUSTO UMA PESSOA QUE BATALHA, QUE É TRABALHADORA TER O MESMO DO QUE QUEM NÃO QUER, REPITO:NÃO QUERRRR!! FAZER NADA! MAS ACHO RIDÍCULO ALGUÉM QUE TRABALHA ABSURDAMENTE GANHAR ABSURDAMENTE MENOS QUE ALGUÉM QUE APARECE NO PARLAMENTO QUANDO QUER E VOTA A FAVOR DO PRÓPRIO AUMENTO... SOU PROFESSORA E MINHA IRMÃ FAZ MEDICINA...A FACULDADE DE MEDICINA É MUITO MAIS EXIGENTE QUE A PEDAGOGIA, ATÉ AÍ PARECE JUSTO A DIFERENÇA DE SALÁRIO... MAS... QUE SERIA DOS MÉDICOS SE A "TIA" NÃO O TIVESSE ENSINADO A LER?? E EU ACHO QUE NÃO DEVERIAM SOMENTE AUMENTAR O SALÁRIO DE NÓS PROFESSORES, ACHO QUE DEVE HAVER MAIS CAPACITAÇÃO E OBVIAMENTE MAIS VALORIZAÇÃO... DIGO ISTO PORQUE SEI DE MUITAS PESSOAS QUE LEVAM A FACULDADE NAS COSTAS E SE ENCOSTAM NUM CONCURSO PÚBLICO E TRABALHAM MAL E PORCAMENTE...DIGO ISTO PORQUE JÁ FUI FUNCIONÁRIA PÚBLICA... HÁ OS QUE TRABALHAM MUUUUITO E HÁ OS VAG#@$%!... MAS ANTES QUE EU VAGUEIE EM IDÉIAS... NÃO SOU CONTRA O CAPITALISMO...SOU CONTRA A DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES!

    ResponderExcluir
  2. ERRATA: quando na 6ª linha de baixo para cima eu disse ..."a faculdade nas costas" queria dizer:
    " a faculdade na barriga"

    ResponderExcluir
  3. O capitalismo prevê que todos trabalhem muito, consumam muito para que poucos lucrem muito em cima de todo esse processo. Sou MUITO contra o capitalismo, enfim... e isso não é nenhuma novidade para você, rs.

    ResponderExcluir

Sugiro que você coloque o seu nome para eventuais respostas de comentários.